sexta-feira, 2 de junho de 2017



SESSÃO ACADÉMICA



A 17 de Maio de 2017 realizou-se uma Sessão Académica conjunta da Delegação de Portugal da Federação das Academias de História Miliar Terrestre do Brasil (FAHIMTB) e da Associação dos Pupilos do Exército (APE), na sede social desta última.
 Presidiu à Sessão o Sr. Coronel Aviador Fernando César da Costa e Silva Braga, Adido do Exército e Aeronáutica, sendo acompanhado na Mesa de Honra pelo Sr. Coronel de Inf.ª Alexandre Ribeiro de Mendonça, Oficial de Ligação do Exército Brasileiro na Área Cultural junto do Exército Português, Sr. Fernando Batista Pires, Presidente da Direcção da APE e pelo Sr. Eng.º Rui Santos Vargas, Delegado em Portugal da FAHIMTB.

Mesa de Honra (Fotografia de Ernani Balsa)

Da assistência que enchia por completo a Sala José Barroso Júnior (APE) destacamos:
- Sr. Eng.º João Dias, Vereador da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Lisboa;
- Sr. Major Luís Miguel Parreira Roberto, em representação da Direcção do Instituto dos Pupilos do Exército (IPE);
- Sr. Tenente-General Silvino da Cruz Curado (Académico de Mérito da Academia Portuguesa de História);
- Sra. Prof.ª Maria de Jesus Caimoto Duarte (Prof. de História Jubilada do IPE).
A Sessão teve início com palavras de Boas Vindas por parte do Delegado em Portugal, e com um breve esboço histórico do percurso e actividades da Federação desde a sua fundação a  1 de Março de 1996 ainda como Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Seguidamente, procedeu-se à entrega de Diplomas. Em primeiro lugar o Delegado Acad. Rui Santos Vargas fez a entrega ao Sr. Coronel Av. Fernando Braga do diploma de 1.º Delegado de Honra, em decorrência de exercer a função de Adido do Exército e Aeronáutica. Já como 1.º Delegado de Honra, o Sr. Coronel Fernando Braga entregou os seguintes diplomas:
- 2.º Delegado de Honra ao Sr. Coronel Inf.ª Alexandre Ribeiro de Mendonça;
- Membro-Efectivo Sr. Dr. Jorge Quinta-Nova;

- Membro-Efectivo Sr. Cor. Mário Jorge Freire da Silva.

O Sr. Cel Alexandre Mendonça abordou o tema de forma muito detalhada mas entusiasmante, para uma assistência muito participativa e interessada. Enquadrando a Batalha do Tuiuti na Guerra da Tríplice Aliança, o Sr. Cel Mendonça focou os antecedentes históricos, os contendores (Países, Chefes de Estado e Comandantes dos Exércitos), as características geográficas da região e o seu interesse geoestratégico, bem como as causas do conflito.

O Cel Alexandre Mendonça durante a sua comunicação. (Fotografia de Ernani Balsa)

O Sr. Cel Mendonça recorreu a suportes digitais multimédia para ilustrar e animar a comunicação. Durante a apresentação houve tempo para falar também da vida e obra do Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, mas também Patrono da FAHIMTB.
Concluída a exposição, seguiu-se um animado período de questões, onde não faltaram alusões ao célebre canhão e troféu de guerra El Cristiano, à importância geo-estratégica do rio da Prata e de toda a sua bacia hidrográfica, etc. Seguiu-se uma pequena intervenção do Sr. Cel Fernando Braga para agradecer a acção da Delegação de Portugal da FAHIMTB, e para esclarecer a plateia do grau de importância que o Exército Brasileiro dedica às questões culturais, justificando a existência de um Oficial de Ligação em Portugal.
Para finalizar tomou a palavra o Sr. Fernando Batista Pires para agradecer a presença de todos, elogiando os méritos e a capacidade de prender a audiência demonstrada pelo Sr. Cel Alexandre Mendonça. Seguiu-se um Porto de Honra, que permitiu um pequeno convívio entre todos os convidados.